Como introduzir um novo cão na matilha

Introduzir um novo cão na matilha nem sempre é uma tarefa fácil, pode surgir alguns problemas desagradáveis e muitas vezes perigosos para os tutores. Abaixo dou algumas dicas de como maximizar as chances de que tudo de certo com a chegada do novo amigo.

Dicas de como introduzir um novo cão na matilha:

  • Faça os dois cães se conhecerem em ambiente neutro, ( de preferência numa caminhada onde o cão veterano ainda não andou antes)
  • Só  leve eles pra casa após estarem bem cansados e sem nenhum sinal de agressividade.
  • Durante o passeio não deixe que se cheirem, ao contrário do que a maioria pensa, os cães tem um ótimo olfato e de longe já sabem tudo sobre o outro cão. Evite que se aproximem no inicio. Faça isso somente após o passeio e cuidando para que não fiquem de frente um ao outro. Observe  as  orelhas e rabos.  Se ficarem rígidos  e em pé continue caminhando.
  • coloque algum cheiro (paninho, roupinha) do novo cão na cama ou perto da vasilha de água do cachorro veterano.
  • Escolha um cachorro com temperamento, sexo e  idade diferentes do cão veterano. Isso ameniza as chances de brigas.
  • Relacione sempre a presença do novo cão com coisas boas. Ex: quando o novo cão se aproximar do veterano, de um petisco ao cão veterano. Assim ele associa a presença do novo cachorro positivamente.

Este é um assunto muito amplo e devemos observar que cada caso é um caso. Porém, lembre-se que o mais importante é estabelecer a hierarquia na família. Seja sempre em qualquer situação o líder da matilha.

Espero ter ajudado com essas dicas a resolver esse problema tão comum.Fiquem a vontade para sugerir outras dicas.

Bons treinos.

você também pode gostar

2 Comentários

  1. Olá Letícia!
    Amei suas matérias como devemos cuidar do nosso pet, tenho duas cachorrinhas e as dicas são ótimas para mim.
    Tenho uma maltês muito agitada e não sei o que fazer, ela late muito,não deixa ninguém chegar perto da gente e quando vamos passear é um stress só. Não sei o que fazer nessas horas. mas adoramos ela.
    Obrigada pela suas dicas.

    1. Oi Glória, fico feliz e muito animada em continuar postando meu conhecimento para ajudar as pessoas.O problema de latido excessivo é uma boa sugestão de tema para o próximo artigo , em breve vou postar e obrigada por nos seguir 💜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *