Qual o custo pra adestrar um cachorro?

Você já deve ter ouvido o ditado, “de graça nem injeção na testa” certo? De fato isso faz sentido, pois embora você consiga adestrar sem investir um real, você terá que dedicar muito tempo, e como diz outro ditado, “tempo é dinheiro“, logo, adestrar seu cão terá um preço.

A educação canina deve iniciar logo que o cão chega ao novo lar. Nos primeiros meses você terá que ter tempo, dedicação e paciência. Esses são os principais ingredientes para maximizar as chances de ter um cão calmo e obediente no futuro.

A maioria das escolas ou centros de adestramento só aceitam cães que tenham tomado todas as vacinas; logo, o cão já estará com 3 ou 4 meses de vida. Estará saindo da fase primária e entrando na fase de dominância. Você terá perdido uma grande oportunidade de ensina-lo, pois é nesta fase que os cães aprendem com mais facilidade. É como se fosse uma folha em branco onde você irá imprimir o comportamento desejado.

Você terá muitas coisas para ensinar até que ele possa ir para uma escolinha de adestramento. Podemos traçar um paralelo e usar como analogia os nossos filhos de ventre. Eles só vão a escola quando completam 6 anos de idade, no entanto eles já recebem educação em casa muito antes disso.

É importante estar ciente de que você será o maior responsável pela educação do seu cachorro. A não ser que esteja disposto a pagar o adestramento pelo resto da vida, porque o cão necessita de disciplina todos os dias.

Levando em conta que você entendeu tudo até aqui. Suponhamos que tenha tempo suficiente para adestrar seu cão. Por onde você vai começar? Você entende de psicologia canina? Sabe identificar a linguagem canina através dos os sinais da cauda e das orelhas? Sabe diferenciar os diversos tipos de latidos? Pois então, isso demanda conhecimento.

Conhecimento – sem ele você não saberá o que fazer não é mesmo? E onde adquirir esse conhecimento? A resposta mais obvia é ( na internet). Por isso não é à toa que você esta aqui lendo esse artigo. Você até poderá ter sucesso na empreitada desde que você tenha facilidade em aprender por conta própria (autodidata).

Outra forma de aprender é contratando um profissional. Nesse caso você terá gastos. Mas o adestrador com certeza vai te poupar muitas horas de pesquisas da internet. Além disso, ele é munido de experiencia que é o ingrediente de suma importância para educar seu cão de forma correta. E em casos específicos, só um bom adestrador para resolver o problema.

Resumindo, você vai precisar de tempo, dedicação, paciência, conhecimento, e dependendo do caso, condições financeira. Em qualquer opção: adestrar em casa ou contratar um profissional, não esqueça de começar os treinos imediatamente após a chegada do cão ao novo lar, antes dele adquirir algum hábito negativo que pode ser difícil de reverter.

Se você chegou até aqui, é porque pretende educar o seu cão. Portanto, sugiro que você leia o artigo “Como ter um cachorro calmo e obediente” e também “Líder da matilha“.

Bons Treinos!

você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *