Antes de tudo precisamos lembrar que, apesar dos cães serem domesticados, ainda permanecem os instintos caninos. Seus ancestrais os lobos, tinham uma vida agitada, caçavam, procuravam água e abrigo, fugiam de predadores e marcavam território. Hoje fazem parte da família e são tratados como filhos, sem nenhum estímulo, e isso acarreta em diversos problemas de comportamento como: destruição de objetos, ansiedade por separação, entre outros.
SEGUE ALGUMAS DICAS DE COMO AJUDAR SEU PET A TER UM DIA DE CÃO:
- Existe no mercado pet, vários dispenser de ração, a bolinha, o kong, o wobbler (joão bobo), etc. todos tem a mesma finalidade, dificultar a alimentação, resgatando o instinto de caça do seu cão.
- Os cães são ótimos farejadores, portanto, espalhe alguns petiscos pela casa e deixe para seu cão o trabalho de encontrar o alimento, principalmente se ele for um beagle ou harrier.
- Você também pode fazer um dispenser usando uma garrafa pet ou cano pvc com tampões nas pontas, fazendo uns furos que deixem escapar os grãos da ração com facilidade, depois faça outro com furos menores pra ir dificultando.
- A boa e velha brincadeira de atirar uma bolinha continua sendo uma boa opção de simular uma caçada, você pode fazer um pequeno corte na bolinha de borracha e colocar dentro um petisco, quando seu cão pegar, chame-o, caso não venha, vá até ele e recompense, troque a bolinha pelo petisco, com o tempo ele irá aprender a trazer até você.
- Outra opção caseira e barata é enrolar alguns petiscos num pano, para que o cão tenha o trabalho de desembrulhar, todas as dicas são válidas, os desafios são diferentes em cada um deles , vale variar de vez enquanto para manter os cães sempre interessados.