Qual a garantia do adestramento?

Cada vez mais as pessoas buscam soluções prontas e rápidas pra seus problemas, não é atoa, que a maioria das buscas nos mecanismos de pesquisas são do tipo: como emagrecer “X” em tempo “Y”. Isso é uma tendência que vai de encontro a um instinto intrínseco a todos os seres vivos da terra, que é a lei do menor esforço.

Já imaginou se você tivesse um controle remoto mágico, e pudesse dar um salto no tempo cada vez que tivesse um problema, tenho certeza que você já viu isso antes num filme não é mesmo, portanto deve saber que isso traria graves consequências.

Educar um cão, não é muito diferente de educar uma criança, logo, não é fácil, requer tempo, paciência e dedicação, e não existe uma solução rápida pra isso.

As pessoas permitem que surjam os problemas, e só então pensam em chamar um adestrador pra resolver o caso, se você parar pra pensar, o que é melhor? Medicina preventiva, seguindo uma dieta adequada e boas praticas ou esperar ficar doente pra então tratar a doença?

A maioria pensa que o adestrador virá com uma varinha mágica, irá simplesmente tocar no cão e falar abracadabra, e o problema estará resolvido, infelizmente não é assim que funciona, o cão será condicionado a um comportamento “X” enquanto esta recebendo um estímulo e uma disciplina “Y”.

É imprescindível que o tutor aprenda a lidar com o cão pra manter o comportamento desejado, caso contrário todo investimento de tempo e dinheiro vai pelo ralo.

A pergunta mais comum que ouso é, e qual a garantia que eu tenho em relação ao adestramento? Veja bem, a única garantia, é que você aprenderá tudo que é preciso saber ou mais, para ter um cão calmo e obediente, ou seja, tudo dependerá de você mesmo.

Eu poderia fazer a pergunta inversa, qual a garantia de que você aprenderá e colocará em prática tudo que te ensinei? De que praticará os exercícios diariamente? De que será líder em tempo integral do seu cão?

Você deve encarar o adestramento como um investimento, um curso, uma faculdade, por exemplo, a instituição de ensino ou os professores, não podem garantir que você se torne um profissional de sucesso, não é mesmo?

Nós temos que aprender a nos livrar do instinto de culpar os outros pelas nossas falhas ou fracassos, é preciso assumir a responsabilidade e agir.

Portanto, antes de pensar em adestrar o seu cão, faça uma análise sincera de si mesmo, e reflita sob os aspectos que você precisa mudar primeiro, tenho certeza que feito isso será muito mais fácil absorver os conceitos e o conhecimento transmitido no adestramento.

Bons Treinos!

Visite o nosso site, clique aqui.

Summary

você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *