Ansiedade de separação em cães

O tema desse post “Ansiedade De Separação Em Cães” foi sugerido pela leitora e cliente Paula Fossati.

Como assim… os cães são capazes de imaginar sons, imagens e cheiro da mesma forma que nós?

Segundo o cientista russo Rusinov, ao estudar a eletrofisiologia cerebral dos cães em 1973, percebeu que eles imaginam coisas muito semelhantes com a nossa imaginação.

Ele passa a imaginar e consegue visualizar você voltando para casa. Então ele começa a brincar, correr, latir e destruir as coisas, como se você estivesse presente. Com o tempo ele vai se tornar destrutivo.

O problema aumenta se ao chegar em casa você dá uma bronca nele por conta da bagunça que ele fez. Aos poucos ele vai criando uma tensão porque não sabe se você vai fazer festa ou dar bronca sempre que chegar em casa..

O cão mimado sofre ainda mais. Está acostumado a ter tudo o que quer, na hora que quer. Cão que não se exercita, que não é orientado pelos tutores a se colocar no seu lugar, também acaba sofrendo com ansiedade de separação.

Segue abaixo algumas dicas para resolver o problema de Ansiedade De Separação Em Cães:

  1. Nunca se despeça do seu cão com muito entusiasmo e emoção quando for fazer uma viagem ou ir na padaria. Os cães não tem noção de tempo. Então, mesmo quando for ficar por longo tempo ausente, faça de conta que só irá até a padaria.
  2. Quando chegar em casa, provavelmente ele destruiu quase tudo e está ansioso por seu carinho. Mas se você der carinho quando ele estiver neste estado de ansiedade, você ira reforçar esse comportamento indesejado, assim como recompensa-lo pelo estrago que fez.
  3. É aconselhável deixar o cão bem cansado com caminhadas ou brincadeiras, antes de deixa-lo sozinho por algum tempo. Desta forma ele vai demorar para sentir sua falta.
  4. Comece a treinar seu cão para ficar sozinho, fazendo pequenos ensaios dentro de casa mesmo. Vá para um cômodo da casa e não deixe que ele te siga. Se ele te seguir, vá para outro cômodo até que ele entenda que não é para seguir. Quando isso acontecer, dê a ele uma recompensa que pode ser um carinho ou um petisco.
  5. Outro treino é deixa-lo num cômodo e ficar em outro por alguns segundos. Depois de algum tempo chame seu cão e dê uma recompensa.
  6. Vá evoluindo o treino. Agora saia de dentro de casa e só volte quando ele parar de choramingar e raspar as patas na porta. Sente-se no sofá sem fazer festa para ele. Ele, com certeza irá fazer festa e ficar bem agitado. Só de uma recompensa quando ele se acalmar. Vá aumentando o tempo de ficar fora de casa aos poucos.
  7. Não dê tudo o que ele pedir, na hora que ele pedir. Antes de recompensa-lo peça alguns comandos. Do contrário o cão ficara mal acostumado.
  8. Os cães não gostam de ficar sozinhos, por isso, antes de sair deixe algum som ligado. Também é uma boa tática deixar alguma roupa que tenha o cheiro do líder, o seu cheiro, algo que lembre a matilha.

Então pessoal… estas são algumas dicas para resolver o problema de ansiedade de separação em cães, que você deve por em pratica. Caso essas dicas não forem suficientes, o melhor a fazer é contratar um profissional para avaliar e indicar o treino adequado.

BONS TREINOS!

você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *