Saiba como escolher um cachorro?

Como Escolher Um Cachorro

Escolher um cachorro é o passo mais importante na hora de decidir adotar ou comprar um pet, para ter uma experiência positiva com tal decisão.

Como uma matilha trabalha junto, todos os membros da família devem estar de acordo em aceitar um novo membro na casa.

A maioria das pessoas adotam ou compram um cão por impulso. As motivações são sempre as mesmas: – ele veio até mim – ele era o mais animado do bando – ele estava num canto e me olhava com olhinhos carentes, etc… enfim, se for filhote, gordinho, peludinho, ai fica mais difícil resistir aos seus encantos.

Neste artigo quero fazer você pensar e ser honesto consigo mesmo. Portanto, você deve se perguntar: Tenho tempo para educar esse filhote? A energia desse cão é compatível com os membros da família?

Se sua resposta for (não) para a primeira pergunta, acho que deverias pensar melhor antes de ter um cão. Neste caso você não deve ser egoísta e pensar só na sua vontade de ter um bibelô que balança o rabinho quando chegas do trabalho. Tens que ter consciência que esse animalzinho passou o dia, quem sabe sozinho, e precisa fazer exercícios, caminhar, socializar com outros animais, exercitar seu faro cheirando coisas diferentes, etc… só assim ele será feliz.

Agora, se a resposta for (não) para a segunda pergunta, – não sei como analisar sobre energia, tudo bem. Vou tentar te ajudar propondo que faça as seguintes perguntas olhando no espelho: – que energia eu tenho? – eu sou do tipo atlético? – gosto de correr, pedalar, nadar, fazer trilhas, não gosto de ficar parado? Então você tem alta energia.

Sou do tipo que gosta de fazer atividades, mas não o tempo todo? -Dou uma caminhada leve mas volto logo para casa para ficar no computador? Então você tem energia média.

Sou do tipo que prefere ficar em casa? Não gosto de agito? Gosto de sossego e ficar só? Então sua energia é baixa.

Ter energia alta, média ou baixa, não é sinônimo de problema, é apenas uma maneira de ser de cada indivíduo. Neste caso, escolher uma raça de cão com a energia igual a sua, é fator indispensável para que a convivência não se torne um fracasso.

Independente do seu ritmo e da energia do seu cão, ele vai precisar de exercício, disciplina e carinho.

Agora, voltando ao assunto, quando for analisar uma ninhada de dez filhotes, por exemplo, escolha o que mais se aproxime com a sua energia. Para ajudar ainda mais, vou mostrar os níveis e suas características:

  • Energia muito alta – o cão fica em constante movimento, caminha por várias horas, mas quando chega em casa ainda tem energia.
  • Energia alta – é atlético, gosta de brincar, corre bastante mas dorme no final do dia.
  • Energia média – gosta de atividades, mas é equilibrado tanto nas brincadeiras quanto no período de sono.
  • Energia baixa – o cão é preguiçoso, prefere ficar dormindo, e uma saída curta só para fazer as necessidades é o suficiente.

Então é isso pessoal. Eu poderia ficar aqui escrevendo sobre este assunto que é muito amplo, por muito mais tempo, mas as dicas aqui apresentadas já são o bastante para que você saiba fazer a escolha certa quando decidir levar um pet para casa. Afinal, essa figurinha irá conviver com a família por uns 15 anos aproximadamente.

Você também poderá pedir ajuda a um profissional especializado em raças caninas para fazer uma boa escolha.

Bons treinos!

 

você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *